top of page

Série Empreender é Investir...

Você investe em aprendizagens significativas?






No “Dicionário Online de Português” consta que empreender significa “Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso” (https://www.dicio.com.br/empreender/)

Nós acreditamos, que para empreender necessitamos despertar, pôr em prática ou mesmo desenvolver determinadas competências técnicas, comportamentais e atitudinais.

Toda essa trajetória requer de nós a capacidade de aprender, desaprender e reaprender.

Tal fato, transforma a ação de empreender num verdadeiro ato educativo. A partir de uma perspectiva bem piagetiana, afirmamos que empreender exige de nós uma adaptabilidade intensa e envolve os processos de equilibração, desequilibração e reequilibração.

Ao longo desta trilha de aprendizagem, teremos que despender esforços intrapessoais, interpessoais e transpessoais avultados. Teremos que realizar coisas que não estávamos habituados, assim como teremos que sair da nossa zona de conforto, etc. Muitas das vezes isso nos fará sentir dores, medos e incertezas. Visto por esse ângulo empreender pode até parecer mesmo um castigo.

Contudo, como diz o dito popular, “O que não mata engorda”. Portanto, num outro prisma, o empreendedor ao lidar e superar cada um destes aspectos se fortalece, cresce e (con)cresce - impactando positivamente nas pessoas ao seu redor. Deste modo, empreender torna-se uma grande lição de vida!

Lição essa que nos oportuniza muito mais aprendizagens significativas que castigos.

Fica então a pergunta:

Ao investir em aprendizagens empreendedoras significativas você tem focado no castigo ou na lição?

Selma Mosquera & Barroso Júnior

Diretores Executivos da Northear






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page